geral@vozdeapoio.pt | Apartado 1052 / 4101-001 PORTO / PORTUGAL

Ajude-nos. Faça o seu Donativo:

Em que situações posso procurar a Voz de Apoio?

Se sente solidão, se está em sofrimento, se sente preocupação com alguma coisa, se sente tristeza, se sente confusão, se tem problemas familiares, se tem problemas de saúde, se tem problemas de relacionamento interpessoal ou na relação amorosa, se perdeu alguém, se está de luto, se perdeu o emprego, se tem problemas no trabalho ou nos estudos, se sofre com alguma dependência, se sente vontade de morrer, ou se apenas necessita de falar com alguém, se necessita de alguém que ouça, nós estamos disponíveis para si, para escutar atentamente, sem julgar e com confidencialidade.

A Voz de Apoio é apenas para quem pensa em suicido?

A Voz de Apoio é para todas as pessoas, de qualquer idade, de qualquer região, sejam quais forem as suas opções, gostos, crenças ou orientações. Qualquer pessoa pode procurar a Voz de Apoio, sinta vontade de morrer, ou apenas vontade de falar e de ser ouvida.

Porquê procurar a Voz de Apoio?

Porque às vezes é bom falar e é sempre bom haver alguém que nos escute com atenção. E há quem não tenha família nem amigos. Ou, se os tiver, por vezes não têm tempo, ou paciência para ouvir. Outras vezes, é necessário falar com alguém fora do nosso mundo e dos nossos problemas, alguém neutro.

Quem procura a Voz de Apoio fica com algum tipo de vínculo ou obrigação?

Qualquer pessoa é livre de procurar a ajuda da Voz de Apoio; e também é livre de não a procurar, ou de interromper o contacto a qualquer momento. Por isso, contactar a Voz de Apoio não implica qualquer vínculo ou obrigação.

Quem trabalha na Voz de Apoio?

A Voz de Apoio apenas conta com o trabalho de voluntários, sem qualquer tipo de remuneração ou retribuição, os quais são selecionados, formados e treinados para a prestação de apoio emocional.

Os voluntários tentam fazer imposições a quem procura a Voz de Apoio?

Os voluntários da Voz de Apoio não fazem qualquer imposição ética, filosófica, política, religiosa ou ideológica. Respeitam as posições, crenças, convicções e escolhas daqueles que procuram ajuda.

A Voz de Apoio poderá tomar a iniciativa de me contactar?

A Voz de Apoio nunca toma a iniciativa de contactar. A Voz de Apoio é procurada por quem sente necessidade da sua ajuda e apenas dá resposta quando é solicitada.

E se eu não conseguir falar?

Sabemos que por vezes é difícil começar a falar dos nossos problemas e dos nossos sentimentos com alguém desconhecido. Nós estamos habituados a essas dificuldades. Mas se de todo não se sente confortável para falar, poderá sempre escrever. Escrever um e-mail, ou uma carta, ou entrar no chat, poderá ajudar a ver as coisas noutra perspetiva ou a colocar as ideias em ordem.

Caixa de texto: Perguntas frequentes

E-mail:

Telefone:

Todos os dias

 

Das 21h às 00h

Continente e Madeira

Das 20h às 23h

Açores

Chat:

Carta:

225 50 60 70

sos@vozdeapoio.pt

Apartado 1052

4101-001 PORTO

Voz de Apoio

Porque às vezes é bom falar.

Face A Face:

Português

Todos os dias

 

Qualquer hora

Português

 

Français

 

English

Segundas - feiras

De tarde

Com marcação prévia

Porto